Cirurgia para tratamento da Disfunção da ATM - DTM

Com freqüência me perguntam se a dor que sentem poderia ser resolvida através de uma cirurgia da ATM, então resolvi escrever um pouco sobre o assunto.

Existem algumas situações que as cirurgias estão realmente indicadas, por exemplo:

1. Fraturas cominutivas do côndilo da ATM, que são aquelas em que os ossos se quebram em vários fragmentos menores;

2. Anquilose, que é quando os ossos da articulação se “soldam” uns nos outros gerando a perda do movimento e também grandes deformidades na face, principalmente se ocorrer durante o crescimento;

Prótese de ATM

Prótese de ATM

Fora estas duas situações, a maioria das abordagens cirúrgicas apresentam resultados muito pouco animadores, principalmente as mais radicais, como a substituição por uma prótese de ATM (foto ao lado). Entretanto, algumas técnicas como a artrocentese, podem ser úteis como terapêutica auxiliar quando combinada com técnicas mais avançadas como a neurofisiológica.

Outras cirurgias que são mais conhecidas do público em geral são a cirurgia ortognática (que não é uma cirurgia da ATM propriamente dita), a condilectomia/condilotomia, condiloplastia, cirurgia para luxação recorrente da mandíbula e cirurgia para recaptura dos discos (para re-fixação de discos articulares deslocados).

Todas essas que citei, tem sido indicada em maior ou menor grau para DTM. Entretanto, fora a artrocentese, nenhuma destas trazem resultados realmente bons, com parâmetros científicos que mostrem que houve correção da disfunção.

Lembrem-se de que tratamentos cirúrgicos são irreversíveis. Por isso, o máximo de cuidado e certeza em relação ao diagnóstico e necessidade da cirurgia devem ser tomados. Informem-se, discutam, compartilhem com outros pacientes e profissionais os seus casos.  Com isso, terão certeza de que estão indo no caminho certo.

Fiquem espertos!