Área de distribuição da dor cardíaca referida

Área de distribuição da dor cardíaca referida

Dores na face nem sempre são sinais de problemas nos dentes ou na ATM. Doenças importantes e que apresentam risco de vida aos pacientes, como é o caso  das doenças cardíacas, podem produzir dor na área da face, ATM e dentes.

A Angina Pectoris é um tipo de dor que o paciente sente no peito, braço ou nuca e que aparece em situações de esforço físico,  emoções fortes  ou mesmo sem uma causa aparente. A dor da angina é provocada pela isquemia, que é a diminuição do sangue que passa pelas artérias que irrigam o músculo cardíaco.  Se a pessoa insistir no esforço e a dor aumentar pode significar que a angina progrediu para um estágio mais grave da doença: o infarto do miocárdio.

Entretanto, nem sempre a angina aparece em sua forma clásscia e a literatura científica está cheia de relatos de casos em que um dos  primeiros sinais da doença foi uma dor aguda na face ou nos dentes, que pode inadvertidamente confundir tanto o paciente quanto o dentista, levando a tratamentos desnecessários  de dentes ou da ATM e, muitas vezes, retardando perigosamente a ida a um cardiologista.

Quem está mais propenso a ter angina?

Não só a angina, mas diversos problemas cardíacos costumam afetar mais as pessoas acima de 50 anos, com histórico familiar de doença cardíaca, perfil sedentário ou com doenças associadas como o diabetes, hipertensão entre outras.

Quais são os sinais da angina:

Um dos principais sinais da angina  a ser considerado no contexto da diferenciação com dor orofacial é a área de irradiação da dor.  O aprecimento súbito de dor no peito que se alastra para a face, pescoço ou dentes, principalmente em momentos de esforço e emoções fortes, merece a atenção imediata de um cardiologista!

Outros sinais importantes a serem observados são:

  • queda da pressão arterial
  • suor excessivo, palidez, sensação de morte iminente
  • e em casos graves é possível apresentar confusão mental, perda da consciência e morte, caso a pessoa não seja atendido a tempo.

Assim, é importante ficar atento aos sinais de algo não vai bem no organismo.

Fique esperto!