Plaquinha de bruxismo e tratamento da ATM / DTM

Uma paciente minha recentemente me fez a seguinte pergunta: “Dr, essa plaquinha que usamos no tratamento é a mesma que se compra para bruxismo?”

Esta pergunta é muito importante pois vemos que é uma dúvida muito comum entre pacientes que sofrem com problemas na ATM. Outras dúvidas similares que vemos são pacientes perguntando se esta plaquinha que se compra para bruxismo serve para tratar a ATM, ou se apenas ela basta para curar uma DTM.

A verdade é que não devemos pensar no DIO (Dispositivo Intra Oral)  como algo que apenas evita o apertamento dentário ou o bruxismo ou simplesmente evita que dentes quebrem, como as plaquinhas (em geral de acrílico) fazem. O DIO tem uma função muito específica que as plaquinhas não possuem e não são capazes de exercer. Ele ocupa o espaço patológico que falta entre os maxilares (maxila e mandíbula), ou seja, o que falta para que a articulação fique em equilíbrio. Esta falta de espaço pode gerar como consequência, dentre outras coisas, a compressão e deslocamento do disco articular. Ou seja, pode afetar ou mesmo piorar uma artropatia (doença articular) da ATM.

Ao elaborarmos o DIO de forma personalizada, geramos a descompressão da articulação e a distribuição equidistante dos espaços articular. A “plaquinha” feita de forma aleatória não considera a ATM e toda a estrutura facial quando é construída. Essas plaquinhas são simplesmente confeccionadas sobre um modelo de gesso padrão, ao contrário do DIO, que é construído de forma personalizada.

O DIO de um paciente nunca servirá para outro paciente, visto que cada paciente possui uma articulação e um espaço patológico diferente a ser ocupado. Colocar uma placa padrão, que não é confeccionada de acordo com este espaço pode, em alguns casos, ate mesmo piorar a saúde da ATM.

Com o DIO obtemos algo que não é possível obter com placas padrão, como o equilíbrio articular, a harmonia muscular e a resposta neural favorável. Assim, a mandíbula pode se posicionar corretamente, de maneira saudável proporcionando este equilíbrio e melhor desempenho físico geral.

Por isso que o DIO não é uma placa para proteção dos dentes ou para evitar apertamento dentário e sim, um dispositivo fundamental para a proteção da articulação, proporcionando a saúde da ATM.