Tratamento da ATM em Minas Gerais

logo-portal-retinaO Portal Patologia da ATM busca reunir profissionais com alta qualidade técnica e científica. Nosso lema é reunir aqueles que acreditamos ser os melhores profissionais com experiência em tratamento da ATM no Brasil.

Nossa equipe realiza o diagnóstico e o tratamento de disfunção temporomandibular (DTM) e problemas da ATM em Minas Gerais, na clínica Centro de Ortopedia Maxilar – Diamantina.

Agende ainda hoje sua avaliação para que nossa equipe entre em contato com você e tire todas as suas dúvidas

O que é ATM / DTM? Por que devo buscar o tratamento?

A ATM – articulação temporomandibular – é a articulação da mandíbula que é responsável por permitir todos os movimentos da mandíbula. O seu funcionamento se relaciona com vários sistemas do corpo como o mastigatório, o fonoarticulatório (da fala), o respiratório, o sistema postural e o vestíbulo coclear (que controla o equilíbrio e a audição).

DTM ou disfunção temporomandibular, como o nome mesmo indica, ocorre quando a articulação entra em estado de disfunção, ou seja, existem alterações fisiológicas ou alguma doença afetando a articulação de modo que impede o funcionamento pleno da mesma, afetando a sua saúde.

Por isso é importante realizar o tratamento da ATM, para se livrar dos sintomas típicos de DTM, como: dores no músculos da face, apertamento dentário, sensação de pressão nos maxilares, dores na articulação temporomandibular (ATM), travamento da mandíbula, desconforto ao mastigar, luxações (deslocamentos) da mandíbula, além dos sintomas relacionados, como: dor no ouvido, dores cervicais e dores de cabeça (cefaléias secundárias).

AGENDE UMA AVALIAÇÃO

seta-baixo

Primeiro Nome*

Sobrenome*

Seu e-mail*

Telefone com DDD*

Cidade*

Estado*

Tratamento não invasivo que permite lhe devolver qualidade de vida e bem-estar sem o uso de medicamentos!

O que causa um problema na ATM? E como é o tratamento?

Um paciente pode ter disfunção da ATM devido a uma artropatia (doença que afeta a articulação) de origem:

  1. infecciosa, significa  que a pessoa desenvolveu um mau funcionamento articular devido a uma infecção que provocou danos nos componentes da ATM;
  2. traumática, significa um mau funcionamento articular devido as lesões na estrutura da ATM provocada por um traumatismo direto (pancadas na mandíbula) ou indiretos (deslocamentos bruscos da mandíbula, como ocorre em acidentes de carro);
  3. autoimune, significa que as lesões da ATM tem como causa uma doença autoimunológica como, por exemplo, a artrite reumatóide;
  4. dentária, significa que as lesões estruturais da ATM tem origem dentoesquelética como, por exemplo, uma interferência no trajeto ideal de fechamento da mandíbula provocado por uma restauração;
  5. neoplásica, significa que há um tumor (indepente de ser maligno ou benígno) afetando o funcionamento articular.

O Tratamento da ATM envolve, inicialmente, dois momentos:

  • Investigação Diagnóstica: Nesta etapa inicial, nossa equipe irá investigar para descobrir qual é a causa, ou seja, qual é a origem da artropatia que afeta a sua ATM. É fundamental que sejam realizados uma série de exames, visto que não é possível identificar com precisão a causa de uma artropatia da ATM puramente com um exame clínico ou apenas olhando. O objetivo desta etapa é chegar a um Diagnóstico Diferencial, que identifique a causa e busque excluir outras possibilidades.
  • Tratamento da ATM: Somente sabendo qual é a origem da artropatia que afeta a ATM é que é possível realizar o tratamento adequado, preciso e que busque não apenas tratar os sintomas – mascarando a causa do problema – mas que busque tratar diretamente a causa, devolvendo uma articulação sadia e controlando, ou até mesmo eliminando, todos os sintomas relacionados ao problema.

O tratamento da ATM é, na grande maioria das vezes, não invasivo ao paciente, ou seja, sem o uso de medicamentos e sem a necessidade de cirurgias.

Agendar Avaliação Agora

Agende sua Avaliação Agora

Ao agendar a sua avaliação, nossa equipe entrará em contato com você para que possa tirar todas as dúvidas necessárias sobre as etapas de investigação diagnóstica e o tratamento.

* Temos opções especiais de tratamento para pacientes que não moram em Minas Gerais. Entre em contato conosco.

Agendar Avaliação Agora

Localização – Centro de Ortopedia Maxilar – Diamantina – Minas Gerais

Profissionais em Minas Gerais

Dr. Marcus Corrêa
Dr. Marcus Corrêa
O Dr. Marcus Vinícius Corrêa é especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares há 12 anos e sempre se dedicou ao tratamento das alterações do sorriso e da face com muito empenho. Preocupado em dar aos seus pacientes o alívio completo dos problemas relacionados à dor e ao desconforto facial, resolveu se dedicar ao diagnóstico e tratamento das Patologias da ATM.
Com vasta experiência em Ortodontia e Ortopedia Funcional ele se sente realizado em participar do Portal da ATM e poder oferecer aos pacientes um tratamento de excelência dentro da Técnica Neurofisiológica