A 1ª Maratona da ATM em janeiro de 2017 e a abertura do primeiro Centro de Patologia da ATM na Europa foram duas grandes realizações deste ano!

Na maratona, reunimos pela primeira vez pacientes e profissionais numa troca de experiências sem precedentes! Pacientes puderam mostrar aos profissionais a verdadeira face do sofrimento que é viver com a DTM e doenças correlatas, bem como mostrar que tipo de atendimento precisam ter, muito além da consulta básica, remédios e o “volte em breve”. Na contra-partida, diferentes profissionais como cirurgiões buco-maxilo-faciais, clínicos, especialistas em dentistica e prótese puderam expor como era a forma de pensarem e de prescreverem tratamentos para DTM antes e depois de entender a neurofisiologia e a patologia da ATM.

Por exemplo, o Dr. Ivson Catunda de Recife – PE, cirurgião buco-maxilo-facial, explicou que antes de mergulhar no entendimento da DTM em termos de patologia da ATM, ao ver um caso com acentuada degeneração articular, ele realmente acreditava na indicação de cirurgia de próteses de ATM. No entanto, hoje ele mesmo possui casos de avançada degeneração, tratados pela abordagem neurofisiológica, que descartaram completamente a necessidade da cirúrgica, havendo inclusive REGENERAÇÃO de estruturas! Endossando esse posicionamento, no grupo, havia paciente portador de próteses de ATM, que pôde relatar o sofrimento de viver com a prótese, pois as dores musculares presentes se tornaram muito intensas.

Dr. Marcus Vinícius de Diamantina – MG, foi outro que relatou uma mudança drástica de perspectiva científica e profissional no campo da ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares após ingressar no mundo da Patologia da ATM. Ele contou um pouco a sua experiência a respeito de todo o impacto dessa abordagem nas especialidades e na vida dos pacientes.

Já a inauguração do Centro de Atendimento de Patologia da ATM em Faro, Portugal em fevereiro de 2017 em parceria com o meu mentor e professor, o Dr. Jorge Learreta da Argentina, Dra. Lilian e Dr. Tadeu de Faro e com o esforço de Ana Louro na realização do evento! O atendimento foi uma espécie de “ultra-maratona” com pacientes das mais diversas nacionalidades e localidades da Europa e Africa: Lisboa, Porto, Alentejo, Algarve, Ilha da Madeira, Cabo Verde, Inglaterra, Russia e Alemanha!
Faro será uma grande referência em toda a Europa no atendimento de pacientes de DTM!

E o ano está apenas começando! Em breve teremos mais novidades!