neuralgiaA neuralgia do trigêmeo é  conhecida como uma das doenças mais dolorosas do mundo! Tipicamente os portadores dessa doença sofrem  ataques recorrentes de dor lancinante e súbita, descrita como um choque doloroso intenso e incapacitante.  Entretanto muitas vezes os sintomas se misturam com outras doenças e se tornam difícil de diagnosticar e também de tratar.

Nesta postagem, trago para vocês a história de seu João Carlos, que chegou para mim com um quadro de dor impressionante, de difícil diagnóstico, por apresentar sintomas misturados de neuralgia do trigêmeo, disfunção da ATM, cefaléia tipo SUNCT e hemicrania paroxística.

O depoimento que vocês verão a seguir foi realizado ANTES de se iniciar o tratamento. João Carlos conta sobre seu sofrimento com um quadro de dor extrema há mais de 12 anos, que vinha sendo tratada como uma neuralgia do trigêmeo. De fato, apresenta algumas características de dor neuropática com dor ao mínimo contato com a pele, até mesmo o vento sobre o rosto ou o frio desencadeava os sintomas. Nas duas primeiras vezes que ele esteve no meu consultório, usava uma toalha em volta da cabeça (feito um turbante) e do rosto, apenas com os olhos de fora, pois o vento em circulação na sala era o suficiente para jogá-lo em um espiral de dor indescritível!

Carbamazepina, gabapentina, indometacina, ibuprofeno, Tandrilax, morfina, vários procedimentos odontológicos, infiltrações, remoção de dentes… Fez um quadro de problema renal por conta das medicações, com as crises de dores passou por vários atendimentos em emergências hospitalares, parou de trabalhar e, em determinado momento, toda a medicação deixou de ter efeito.  Agora imagine que tudo isso ao longo de mais de uma década!

Bom, gravar esse vídeo no início do tratamento sem saber se eu realmente poderia ajudar pode ter sido muito audacioso, mas senti que eu tinha que compartilhar essa história, para que as pessoas percebam que essas dores crônicas podem não ser visíveis aos olhos, como um ferimento aberto, mas são grandes vilãs e que quem sofre com elas muitas vezes tem de lidar com a descrença e indiferença das pessoas que não tem ideia do que é vier uma situação assim. Assista o vídeo: