Patologia da ATM: da forma à função

Da esq. prof. Dr. Atson Fernandes, Dra. Jane Matos, Marcelo Matos (eu! rsrs) e a Dra. Itana Fernandes

À convite do Prof. Dr. Atson Fernandes (foto), participei com o tema Patologia da ATM: da forma à função em uma palestra conjugada com a Dra. Jane Matos, no XXV Congresso Brasileiro de Anatomia, que ocorreu no centro de convenções da Bahia.

Em realidade foi um evento internacional, pois foi ocorreu simultaneamente  com o XIV Congreso Del Cono Sur, XXXIII Congreso Chileno de Anatomia e I Encontro de Ligas Estudantis de Morfologia.

Foi um desafio e tanto, pois abordei questões polêmicas de ordem anatômica que afetam profundamente a maneira de se entender as disfunções da ATM, como por exemplo a diferença entre  normal e sadio, que acarreta uma interpretação errônea entre variações normais e patológicas da anatomia e função da articulação temporomandibular e isso dentro de uma sala cheio de experts e doutores em morfologia e anatomia:  médicos, dentistas e vários outros profissionais da saúde!

Alguns exemplos do que isso implica, basta dizer que a classificação internacional em DTM, que subdivide em DTM muscular e articular, bem como a idéia popular de que  “se não há dor, então não há disfunção” estão com vários problemas que precisam ser repensados!

Deixo aqui meu agradecimento ao prof. Dr. Atson Fernandes e demais organizadores do evento.