Prótese de ATM

Prótese de ATM

Com freqüência me perguntam se a dor que sentem poderia ser resolvida através de uma cirurgia da ATM, então resolvi escrever um pouco sobre o assunto.

Existem algumas situações que as cirurgias estão realmente indicadas, por exemplo:

1. Fraturas cominutivas do côndilo da ATM, que são aquelas em que os ossos se quebram em vários fragmentos menores;

    2. Anquilose, que é quando os ossos da articulação se “soldam” uns nos outros gerando a perda do movimento e também grandes deformidades na face, principalmente se ocorrer durante o crescimento;

      Fora estas duas situações, a maioria das abordagens cirúrgicas apresentam resultados muito pouco animadores, principalmente as mais radicais, como a substituição por uma prótese (foto). Entretanto, algumas técnicas como a artrocentese, pode ser útil como terapêutica auxiliar quando combinada com técnicas mais avançadas como a neurofisiológica.

      Outras cirurgias que são mais conhecidas do público em geral são  a  cirurgia ortognática (que não é uma cirurgia da ATM propriamente dita),  a condilectomia/condilotomia, condiloplastia, cirurgia para luxação recorrente da mandíbula e cirurgia para recaptura dos discos (para re-fixação de discos articulares deslocados).

      Todas essas que citei, tem sido indicada em maior ou menor grau para DTM, entretanto, fora a artrocentese, nenhuma destas trazem resultados realmente bons, com parâmetros científicos que mostrem que houve correção da disfunção.