Irrigação da ATM por artrocentese

Irrigação da ATM por artrocentese

O que é a artrocentese?

A atrocentese é  um procedimento cirúrgico dos menos invasivos com relação à ATM e consiste numa espécie de lavagem da ATM feita sob anestesia geral através de agulhas inserida dentro da cavidade, que são usadas para irrigar com soro fisiológico e sugar os resíduos de inflamação.

Como funciona?

O mecanismo dos efeitos produzidos pela artrocentese ainda não são completamente compreendidos, mas sabe-se que ao irrigar a ATM, a  atrocentese neutraliza as forças adesivas e separa o disco, que é uma estrutura flexível, da superfície óssea da eminência, permitindo maior mobilidade do mesmo.

Então a artrocentese  trata o problema?

Sim e não!

Sim, porque diminui a inflamação e o quadro de dor e NÃO, porque a atrocentese em sí não corrige o motivo que levou  disco  articular da ATM a desenvolver o problema. Por esta razão, a grande maioria dos pacientes  que faz atrocentese volta a ter dor na ATM em 4 a 6 meses após o procedimento.

Além disso, as dores à distância provocada pela patologia da ATM, como dores de cabeça e coluna, costumam ter pouca resposta com a artrocentese.

Como posso então me beneficiar da artrocentese?

Algumas vezes o disco articular, que se encontra anormalmente aderido ao osso, está tão danificado que a terapêutica neurofisiológica sozinha não consegue fazê-lo voltar a funcionar. Nestas situações, a  artrocentese pode ajudar como tratamento coadjuvante.