Prof. Dr. Jorge Learreta (à esq.), eu, Dr. Cris Simmons e Dr. Lee Palmer

Prof. Dr. Jorge Learreta (à esq.), eu, Dr. Cris Simmons e Dr. Lee Palmer

Ocorreu nos dias 31/07 e 01/08 de 2009 o 25º Congresso Internacional da AACP que reuniu alguns dos principais pesquisadores e profissionais da área de Disfunção da ATM das Américas.

Como não poderia deixar de ser eu estava lá, juntamente com mais um colega do Brasil, apresentando um painel científico com casos de recuperação e regeneração do côndilo da ATM, que chamou a atenção de muita gente justamente pela dificuldade que é, obter este tipo de resultado.

No evento, muitos temas importantes foram discutidos e me chamou a atenção o fato de que a maioria dos profissionais começou a abrir os olhos para as questões estruturais que envolvem as desordens da ATM. Isso é um passo muito importante, principalmente para os pacientes, pois finalmente o discurso mudou e agora todos começam a perceber que problemas na ATM possuem sequelas estruturais e causas patológicas passíveis de diagnóstico na maioria das vezes.

Isso é uma evolução científica significativa, pois marca a mudança da visão estritamente biopsicossocial do problema para uma, ainda mais completa, que considera os danos estruturais e suas particularidades.