Muita gente sofre com a luxação da mandíbula, que é quando o queixo desloca e “cai”, permanecendo com a boca aberta e com dificuldade de fechar.

deslocamento da mandíbula, open lock

Bandagem comumente feita em quem sofreu de uma luxação da mandíbula

Normalmente quando isso acontece, a pessoa  corre até o pronto-socorro mais próximo onde algum plantonista faz uma manobra de redução da mandíbula, isto é, força ela a voltar para o lugar, e em seguida enfaixa o rosto mais ou menos como a foto ao lado.

Junto com a luxação, geralmente ocorre dor e desconforto e a pessoa costuma experimentar uma sensação de instabilidade ao abrir muito a boca.

Quando a luxação ocorre  mais de uma vez, logo algum cirurgião oferece ao paciente fazer um tratamento cirúrgico que, via de regra, ou é baseado na remoção da eminência (um limite anatômico da ATM) ou a colocação de uma placa metálica para bloquear parte do movimento do côndilo e evitar a luxação.

A cirurgia é a melhor solução para tratar o deslocamento da mandíbula?

Como tratar o deslocamento da mandíbula?

Como tratar o deslocamento da mandíbula?

Essa é a questão: se por um lado essas medidas podem evitar a luxação recidivante (frequente) por outro essas agressivas cirurgias não fazem nada pela recuperação da saúde da ATM. Aliás, até podem provocar mais problema longo prazo!

Acontece que existe um condicionamento do cirurgião para pensar que luxação se trata com cirurgia e ponto final. Isso pode ser até verdadeiro se as luxações forem parte de alguma síndrome neurológica, mas na grande maioria das vezes não é isso que acontece.

Por que a mandíbula desloca afinal? E como tratar?

O que ocorre na maioria das vezes é uma incongruência biomecânica e neuromotora, que gera um reflexo de espasmo em certos músculos que forçam a mandíbula para fora do lugar. Assim, o tratamento mais correto é corrigir o problema biomecânico para que esse reflexo neuromotor não ocorra! Nada de cirurgia, redução grosseira e bandagens no rosto, nem sequer medicação para dor é necessário quando a ATM é colocada para funcionar corretamente. Temos vários casos tratados assim.

Para evitar a cirurgia, corrija o problema biomecânico!

Colocar a ATM na sua posição ideal de acordo com sua biomecânica evita o deslocamento da mandíbula.

Se você está passando por esse tipo de situação e não quer se arriscar em uma cirurgia, procure um profissional que possa te avaliar em termos de patologia da ATM, não apenas em termos de DTM (disfunção)!

Leia também o texto: Luxação da mandíbula: quando a cirurgia funciona mas não resolve…

Fiquem espertos!