? Esta é um uma ressonância magnética dinâmica da ATM. Nela você pode visualizar a cabeça da mandíbula (côndilo, em vermelho) e o disco articular em funcionamento, durante a abertura e fechamento da boca. Também é possível visualizar outras estruturas que compõem a ATM, como os ligamentos e a fossa mandibular. Quando abrimos a boca, o côndilo se move para frente e para baixo, num movimento composto de rotação, (no início) e translação (quando se desloca para a frente). É este movimento que sentimos quando colocamos as mãos à frente dos ouvidos e abrimos a boca. ?

 

Esse movimento composto ajuda a lubrificar e nutrir a ATM, pois quando o côndilo translada para frente, ele alivia a pressão na região posterior, que é bem vascularizada (região retrodiscal) e que se enche de sangue. Ao fechar, ele comprime essa região bombeando uma certa quantidade de filtrado sanguíneo para dentro da ATM, que ao passar por uma membrana ali presente, recebe alguns componentes formando o líquido sinovial, que é o lubrificante natural da articulação. ?

No vídeo é possível observar esse fenômeno. Ao transladar, a parte de trás do côndilo fica bem clara (hipersinal), que é justamente o fluxo de líquido. Ao fechar, o côndilo comprime o líquido ficando tudo cinza novamente e o disco, por sua vez, facilita todo o movimento e ajuda a distribuir o líquido internamente na ATM.

É por isso que qualquer dano ao disco, à anatomia do côndilo ou qualquer restrição ao movimento favorece o aparecimento de alterações degenerativas. ? A natureza é ou não incrível?!!! ?