Aplicação de laser na área da ATM

Aplicação de laser na área da ATM

A aplicação de laser se tornou muito popular nos últimos anos, no contexto das desordens da ATM, mas qual é a sua função?

A laserterapia de baixa intensidade tem sido utilizada por dentistas brasileiros há mais de 20 anos e seus principais efeitos são a analgesia temporária, a redução da inflamação de tecidos e a biorregulação das atividades celulares. Na odontologia seu uso é indicado para tratamento de aftas, herpes labial, queilite angular, trismos, parestesia, hipersensibilidade dentinária,  em pós-cirúrgicos, em ortodontia e até mesmo em “tratamentos de canal” .

Com essas características, aos poucos foi sendo incorporado principalmente no controle da dor dos músculos e da própria ATM.

Entretanto, seu uso no campo da ATM é principalmente como um método auxiliar. Um tratamento que seja apenas à base de laser, dificilmente produzirá resultados duradouros, fundamentalmente, pelos mesmos motivos que um tratamento medicamentoso também não resolve sozinho, apenas ajudam no controle da dor e da inflamação. Além disso, há situações em que a laserterapia é até mesmo contraindicada!

Desta forma, um tratamento neurofisiológico, pautado na correção biomecânica e funcional da ATM, com controle do fator etiológico (o fator causador do problema) e das condições biopsicossociais envolvidas, pode ser bastante beneficiado pela laserterapia.

Fique esperto, laserterapia ajuda mas não faz milagres.

Marcelo Matos