Por Felipe Rocha, professor convidado

Em minha primeira postagem neste blog, gostaria de falar de um assunto muito interessante: A evolução da internet, a Web 2.0 e a Saúde 2.0.

A internet tem em torno de 15 anos de idade, como uma rede de acesso aberta a qualquer pessoa. E nesses 15 anos, várias mudanças ocorreram e cada vez mais ocorrem, só que agora, refletindo diretamente na sociedade.

O termo Web 2.0 surgiu em 2004, criado por Tim O’Reilly, ao notar que a Web havia mudado, conceitualmente, deixando de ser apenas uma rede de máquinas interligadas que repetiam modelos do mundo real para o mundo virtual. A definição técnica do termo pode ser encontrada no link acima citado, mas eu gostaria de falar sobre o conceito não técnico de Web 2.0.

A Web 2.0 é uma rede que não mais interliga máquinas, mas interliga pessoas. A internet hoje é uma rede de pessoas, de idéias, de colaboração de inteligência coletiva. Hoje, qualquer pessoa sem o mínimo de conhecimento técnico pode colocar vídeos, criar blogs, concorrer com grandes jornais tradicionais, informar e fazer parte da evolução do conhecimento humano. Por isso, a principal marca da Web 2.0 é a interatividade e a descentralização da informação. Não precisamos mais ficar presos a mídias controladoras que nos dizem o que pensar, o que gostar e como raciocinar.

Sendo assim, temos um conhecimento democratizado, e com isso, temos acesso a bons conhecimentos, temos transparência, temos verdade, temos liberdade. Não é a toa que muitos lutam contra essa evolução da Web 2.0, como alguns senadores brasileiros que querem criar leis de controle e como outros pequenos grupos ditatoriais que querem impedir que o público tenha acesso ao conhecimento que exige transparência, ética e verdade.

Mas o que a saúde tem a ver com a Web 2.0?

O fato é que com a Web 2.0, muitos conceitos precisaram ser reformulados e outros ainda precisam ser repensados. Alguns novos termos surgiram, como Jornalismo 2.0, Marketing 2.0, SAC 2.0, Educação 2.0 e Saúde 2.0.

Quero falar especificamente da Saúde 2.0 em uma próxima postagem. Mas enquanto isso, sugiro a seguinte reflexão: seu médico é um médico 2.0?

Quero finalizar esta com um vídeo excelente que uso em sala de aula para explicar o que é a Web 2.0…. E a Web somos nós!