Botox é recomendável para tratamento da ATM / DTM?

O Botox é recomendável para o tratamento de disfunção da ATM e Artropatias da ATM?

O que é importante saber logo de início é que o botox é uma toxina, ou seja, uma substância que causa danos a saúde de um ser vivo.

Isso mesmo, o botox é uma substância que lesiona tecidos. Mas como diz o ditado popular a “diferença entre o veneno e o remédio é a dose.“,  neste caso, não só a dose como a forma de uso também.

A toxina botulínica é um bloqueador neuromuscular, ou seja, ela interrompe a comunicação entre o músculo e o nervo fazendo com que o músculo deixe de funcionar. É essa propriedade que levou seu uso às clínicas estéticas, pois ao ser aplicado sob a pele, a toxina lesiona a placa motora dos músculos,  impedem que esses contraiam e evita que as rugas se formem e a pessoa fica com um aspecto facial mais liso.

Botox e tratamento da ATM

Também é utilizado em várias outras situações médicas mas, para tratamento de disfunção da ATM, o seu uso é muito restrito e, em muitas situações, não faz o menor sentido do ponto de vista da correção do problema.

Para se ter uma idéia, até o momento em que foi escrita esta matéria, nem o FDA americano, nem a Anvisa brasileira aprovaram ainda o seu uso para DTM, veja o que diz o Instituto Nacional Americano de Saúde a respeito disso:

Botox® (botulinum toxin type A) is a drug made from the same bacterium that causes food poisoning.  Used in small doses, Botox injections can actually help alleviate some health problems and have been approved by the Food and Drug Administration (FDA) for certain disorders.  However, Botox is currently not approved by the FDA for use in TMJ disorders.

Results from recent clinical studies are inconclusive regarding the effectiveness of Botox for treatment of chronic TMJ disorders.

Tradução:

O Botox (toxina butolínica tipo A) é uma droga feita pela mesma bactéria que causa infecção intestinal. Usada em doses pequenas, injeções de botox pode de fato ajudar a aliviar alguns problemas de saúde e foi aprovado pelo FDA (nota da tradução: o equivalente à Anvisa Brasileira) para algumas desordens. Entretanto, o Botox não foi aprovado pela FDA para tratamento de desordens na ATM.

O resultado de estudos clínicos recentes são inconclusivos em relação a efetividade do Botox para o tratamento de desordens crônicas da ATM.

Mas por que há profissionais utilizando o Botox para tratamento da ATM?

Porque têm como objetivo apenas eliminar a dor dos músculos do paciente, ou seja, aliviar os sintomas. Como o botox é capaz de cortar ou diminuir substancialmente a comunicação entre o nervo e o músculo, essa diminuição da dor é possível e o paciente acaba por se sentir muito melhor. Entretanto, esse alivio da dor é seguido de uma alteração muscular cada vez maior. Os músculos mastigadores acabam por entrar em hipofunção (atividade abaixo do patamar de normalidade), acarretando prejuízos que, eventualmente, podem se tornar permanentes, uma vez que  estudos tem demonstrados que isso gera sequelas na estrutura muscular.

Nesses casos, quando a dor retornar (e provavelmente ela irá retornar), a disfunção da ATM se tornará cada vez mais incontrolável e menos responsiva aos mais diversos tratamentos.

O ideal é sempre saber o que está causando a disfunção da ATM, em primeiro lugar. Ou seja, é fundamental antes de iniciar qualquer tratamento, realizar um diagnóstico diferencial o mais preciso possível que indique qual artropatia (doença articular) está afetando a ATM e causando os sintomas de dor. Com o diagnóstico em mãos, é possível planejar um tratamento que não busque apenas aliviar alguns dos sintomas, mas sim, um tratamento que busque tratar a causa do problema e que busque restaurar a saúde da ATM.

Fique esperto, não deixe a ansiedade causada pela dor te levar a um tratamento assim!