Muita gente não acredita na possiilidade de disfunção temporomandibular em crianças. Mas na verdade, a DTM em crianças não é algo raro. O problema é que muitas vezes as crianças não compreendem bem os sintomas, ou nem mesmo os pais conseguem compreender que tais sintomas se referem a um problema na ATM.

O vídeo abaixo foi gravado pelo Dr. Marcelo Matos quando recebi em meu atendimento a querida Ayumi, que possui apenas oito anos de idade. Aos seis anos de idade ela começou com sintomas como ranger os dentes e a se queixar de dor na área da ATM (próximo ao ouvido). A mãe de Ayumi, Kimi, acabou levando a sério tais sintomas e procurou ajuda profissional, chegando a nossa clínica.

Ao iniciar a investigação diagnóstica, identificamos uma impressionante degeneração nas ATM, causada por uma infeção de ouvido. Então, aos sete anos, iniciamos o tratamento combinando técnicas da escola neurofisiologica como a desprogramação eletrônica da mandíbula, o uso de órtese mastigatória, o monitoramento com bioinstrumentação ( eletromiografia, baropodometria, estabilometria, dentre outros) com técnicas da ortopedia funcional dos maxilares, no caso, um aparelho ortopédico funcional modificado de Bimler.

Veja abaixo o bate papo entre eu, o Dr. Marcelo Matos, a Kimi e a querida Ayumi. E se tiver qualquer dúvida sobre o tema, comente abaixo!

Caso queira entrar em contato a respeito de algum caso em particular, acesse o link a seguir: conte-nos sua história!