O stress pode ser a causa da DTM?

É muito comum um profissional de saúde dizer a um paciente que a “DTM” foi causada pelo estresse, então pergunto: será que a chamada disfunção da ATM é fruto do estresse da vida moderna? Será mesmo que a causa da DTM é simplesmente… o estresse?

Definitivamente NÃO! Quer uma prova? Apresento o papiro de Ebers:

Papiro de Ebers datado de 1550 aC

Papiro de Ebers datado de 1550 aC

As “disfunções” são na verdade frutos de patologias da ATM que assolam a humanidade desde o início dos tempos. O papiro de Ebers é um documento datado de 1550 a.C., sendo um dos tratados médicos mais antigos conhecidos da ciência. Encontra-se hoje na biblioteca da universidade de Leipzig, Alemanha, e leva esse nome por conta do egiptólogo alemão Georg Ebers que o adquiriu em 1873.

No papiro são descritos problemas de saúde oral, da gengiva, dos dentes e adivinhem?

Da ATM!!! Isso mesmo. No antigo Egito o povo já sofria com as dores e luxações da mandíbula, dor de cabeça e todos os outros sintomas que uma patologia da ATM pode provocar!

Redução de luxação mandibular. Séc. XI. Florença

Redução de luxação mandibular. Séc. XI. Florença

Hipócrates, o “pai da medicina” que viveu na Grécia antiga (460-377 aC), também relacionou os problemas dentários e da ATM às dores de cabeça tendo descrito técnicas de manejo da ATM, como a redução da luxação na figura ao lado, que é feita quase da mesma maneira até os dias de hoje!!!

No museu de história natural de Londres vi pessoalmente crânios antiquíssimos de índios e aborígenes australianos com diferentes problemas odontológicos inclusive lesões degenerativas nas ATM’s!

Qual conclusão podemos chegar com essas informações? O raciocínio é simples: se o stress da vida moderna fosse a causa das disfunções da ATM, então isso significaria que:

  1. Pessoas que não se estressam ou vivem em comunidades calmas e tranquilas não possuem problemas na ATM;
  2. Que basta se desestressar para curar o problema na ATM;
  3. Que pessoas estressadass em sua maioria devem possuir problemas na ATM;

Entretanto, como se pode ver, desde a Grécia antiga há relatos de problemas na ATM. Será que a humanidade sempre viveu estressada? Mas então porque as outras pessoas estressadas não possuem problemas da ATM?

Como vocês podem ver, não faz sentido algum dizer que o estress causa as dores e a disfunção da ATM.

Qual a relação entre o estress e as disfunções da ATM?

Bom, sabemos que o estresse não causa DTM. Entretanto, pode haver alguma influência do estresse na forma como os sintomas de uma artropatia da ATM são exibidos. O mesmo vale para a nutrição: apesar de não causar problemas na ATM, uma dieta rica em alimentos inflamatórios podem ampliar ou tornar mais frequênte as dores sentidas pelo portador de patologia da ATM.

O estresse é algo comum na vida humana. É um mecanismo necessário para a nossa defesa e sobrevivência. Entretanto, o estresse crônico, constante, pode alterar para pior diversos aspectos de nosso organismo: uma pessoa hipertensa terá mais riscos por conta do aumento da pressão. Uma pessoa com disfunção na ATM pode acabar sentindo com mais intensidades sintomas da doença que afeta a ATM, etc.

Por isso, assim como a nutrição, é preciso modificar certos hábitos para que a vida possa ser transformada para melhor. Além de procurar um especialista que trate a patologia da ATM, é importante também passar a ter uma dieta que seja rica em alimentos anti-inflamatórios e também hábitos diários que tornem a sua vida mais leve e mais agradável. Hábitos estes como atividades físicas e atividades que causem um bem estar não só físico como mental. O mais importante é tratar a causa da doença na ATM, mas modificar hábitos para que os sintomas sejam diminuídos também ajuda bastante. Fiquem espertos!

Quantos de vocês já receberam o diagnóstico de “estresse”? Comentem abaixo e compartilhem seus relatos!