Luxação da mandíbula

Luxação da mandíbula é uma expressão usada para descrever uma situação em que a mandibula fica “travada” em posição de boca aberta, mas algumas vezes se pode escutar também  a expressão deslocamento da mandíbula.   subluxação da mandíbula se refere à um tipo de  situação onde a mandíbula se desloca para além de onde deveria mas retorna à posição original, sem ficar travada.

Veja o vídeo abaixo:

Essa é uma típica subluxação da mandíbula. O senhor avança o queixo para beijar a filha e o côndilo (ou cabeça da mandíbula) se projeta além de uma estrutura chamada eminência articular (ou tubérculo) e estira os ligamentos produzindo a dor. Nesse caso, a mandíbula foi capaz de voltar para o lugar sozinha.

Agora, veja  este outro caso:

Nesse, o garoto desloca a mandíbula  e ela permanece travada em posição de boca aberta.

Quando isso ocorre e a pessoa não consegue fazê-la voltar ao lugar, o melhor é ir no posto de saúde ou hospital mais proximo, onde provavelmente irão fazer uma manobra chamada de redução mandibular. Logo em seguida, é comum que enfaixem a mandíbula para mantê-la no lugar e prescrevam medicamentos antiinflamatórios e analgésicos.

Entretanto essa é apenas uma medida emergencial que não trata o cerne do problema. Mesmo que a subluxação tenha ocorrido uma única vez, é provável que haja danos aos ligamentos e/ou disco articular.

Se você experimentou uma luxação ou subluxação da mandíbula alguma vez, é importante que procure um dentista com experiência em patologia da ATM para para evitar que o problema se torne recorrente.

Fique esperto!