Por Felipe Rocha, professor convidadocompartilhe o que sabe

O terceiro artigo desta série tratou um pouco do Orkut e os benefícios que esta ferramenta trás para a saúde, principalmente para o esclarecimento dos pacientes.

Mas como aproveitar o Orkut em prol da boa saúde e de uma saúde 2.0? Seguem algumas recomendações para os pacientes.

1 – Sempre duvide. A dúvida é a principal aliada da construção do bom conhecimento. Profissionais com anos de experiência são pessoas que sabem muito, sem dúvida, mas não são pessoas que sabem tudo. Ninguém sabe tudo. Então ouça, leia, questione e duvide. Sempre busque mais e confronte o que pesquisou e oque aprendeu com outros profissionais.

Se lembre que não falo de uma dúvida cega, aquela que diz que não acredita e pronto. Falo da dúvida sadia, que é aquela que some quando não sobra mais razões alguma para desconfiarmos de nada. Uma dúvida que constrói o conhecimento.

2 – Nunca pergunte somente a um profissional ou somente em uma comunidade. Explore a ferramenta participando ativamente de várias comunidades sobre o tema que lhe interessa, perguntando sem medo aos profissionais, duvidando e pedindo sempre referências, razões que justificam as respostas.

3 – Evite quem quer evitar a transparência. Muitos profissionais se escondem atrás de ferramentas tecnológicas posando de bons profissionais e conhecedores, mas nunca esclarecem, não são claros, se irritam quando questionados por pessoas não profissionais e alguns ainda se utilizam do poder para calar quem questiona. Recomendo que fujam de pessoas assim, pois a transparência e clareza são marcas fundamentais da saúde no século XXI.

4 – Compartilhe. Compartilhe o que sabe, o que já lhe aconteceu, o conhecimento que obteve nas comunidades, os sites que acha confiável, os profissionais que são transparentes e claro. Muitos outros estão passando pelos mesmos problemas que você, portanto, ajude-o. Sempre faça todos saberem o que sabe.

Resumindo: Sempre seja crítico, cauteloso, transparente e colaborador. Divergência de opinião sempre irá acontecer, mesmo entre os mais especialistas. Por isso, antes de concluir algo, sempre pesquise, confronte os conhecimentos e chegue a uma conclusão. E no fim, busque sempre um especialista para se tratar, pessoalmente. Afinal, sabemos que a internet não é consultório médico e que ninguém está atendendo, mas está esclarecendo e compartilhando. E nunca se medique sem a indicação de um profissional que lhe acompanhe.

O próximo post falará um pouco do Orkut e sua relação com os profissionais de saúde. Até lá! 😉

Para saber mais:

Web 2.0 e Saúde 2.0: Como entender o mundo em que vivemos hoje? – Parte 1

Web 2.0 e Saúde 2.0: Como entender o mundo em que vivemos hoje? – Parte 2

Orkut e Pacientes – Um aliado para a humanização da saúde – Parte 3