Não é uma idéia nova – “Não há nada mais poderoso do que uma idéia cujo tempo chegou” – Victor Hugo.

A capacidade de melhorar a performance de atletas por meio de dispositivos orais, não é uma idéia nova! Há mais de trinta anos, muitos dentistas reportaram a melhora no desempenho de atletas que usam protetores bucais especialmente desenhados para isso. Em 1977, Dr. John Stenger, o dentista da equipe de futebol americano da Universidade de Notre Dame, publicou um artigo reportando uma correlação estatística entre o aumento da força física e o uso de dispositivos orais que corrigem a posição da mandíbula, fato confirmado pelo Dr. Stephen Smith em 1978 e publicado na New York Sate Dental Journal. Desde então muitos trabalhos foram publicados sobre este tema e muitos avanços foram feitos nessa área. Dr. Harold Gelb e colaboradores descreveram esses achados como “A relação entre a postura da mandibula e a força muscular na odontologia esportiva“, publicado no Journal of Cranio Mandibular Practice em 1996.

O que há de novo?

A resposta é simples, nós desenvolvemos um dos mais modernos e eficientes dispositivos intra-orais e protetores bucais da atualidade: o DIOSPORT!

Desde o final da década de 1980, começaram a aparecer trabalhos científicos mais sérios, com metodologia mais apropriada (estudos randomizados e controlados) e muitas técnicas diferentes para o reposicionamento da mandíbula foram desenvolvidas, normalmente a partir de procedimentos derivados da área que lida com as desordens da articulação temporomandibular – ATM ( a “junta” que fica logo à frente do ouvido e permite a movimentação da mandíbula).

O professor e pesquisador Dr. Jorge A. Learreta, dentista, que possui várias publicações nas mais diversas revistas científicas e que desenvolveu a linha de trabalho conhecida como escola neurofisiológica, utilizada no restabelecimento da biomecânica crânio mandibular em pacientes com desordens da ATM, adaptou sua técnica para a construção do DIOSPORT, um dispositivo intra-oral que torna possível o alinhamento entre a mandíbula e o crânio, numa posição otimizada capaz de permitir que os músculos mastigatórios e as cadeias musculares crânio vertebrais trabalhem corretamente e da maneira mais eficiente possível. Com isso, o atleta pode exercer pressão máxima sobre a arcada dentária e aproveitar toda a sua capacidade.

Em conjunto com o Dr. Luis Daniel Yavich, responsável pelo desenvolvimento e aprimoramento técnico do DIOSPORT no Brasil e do Dr. Marcelo Matos, responsável pelo desenvolvimento do DIOSPORT para lutadores e esportes de contato, se tornou possivel disponibilizar essa tecnologia para todos os atletas através do site: www.diosport.com.br

O lançamento oficial no Brasil ocorrerá no 25º Simpósio Internacional de Disfunção e Patologia da ATM e contará com as seguintes palestras:

Se você é dentista e se interessa pelo tema, não poderá perder esse evento! Faça sua inscrição pelo site já!

Se você é atleta ou treinador de equipe esportiva, entre em contato através do e-mail: [email protected] ou do telefone (71)3248-4434 ou acesse o site do DIOSPORT

Assita o vídeo: