A 3ª Maratona da ATM, que ocorreu de 21 a 24 de maio de 2018, foi um sucesso!

O que você sabe não tem valor. O valor está no que você faz com o que sabe.” (Bruce Lee)

Com esse aforismo do Bruce Lee, os participantes da terceira Maratona da ATM me fizeram um emocionante agradecimento no último dia do evento, que me deixou completamente sem palavras!

E como se não bastasse, ainda me presentearam com um excelente Carmenère 1865!!! Mais feliz impossível!

Para quem não conhece, a Maratona da ATM é um evento voltado para os pacientes de disfunção e artropatia da ATM com foco no diagnóstico, tratamento e educação científica a respeito do tema.

Só que é feito de uma maneira diferente, pois é uma terapia de grupo com formato de um mini congresso de ATM, com palestras e oficinas para que, além de ter o atendimento da ATM em si, todos passam ter acesso a informações científicas atualizadas sobre o assunto, podendo  então lidar melhor com o próprio corpo. Além disso, com mais conhecimento sobre o assunto, cada um pode tomar a melhores decisões a respeito do próprio tratamento!

O tema principal da Maratona é LONGEVIDADE, tanto de nossas ATM como de nós mesmos!

Assim, muitos temas foram abordados, dentro de uma ordem lógica, que se colocados em prática, certamente mudam a vida de cada participante! Confira alguns tópicos das palestras e das oficinas:

  • Diagnóstico das DTM e das artropatias da ATM: por quê há tantas abordagens diferentes?
  • A ATM através do tempo: as teorias gnatológicas, biopsicossociais e multifatoriais e como isso afeta a vida de cada portador de “DTM”
  • Os avanços científicos mais atuais no campo da neurofisiologia e patologia da ATM
  • A abordagem neurofisiológica mensurativa das artropatias da ATM
  • Como a genética, os alimentos, o estilo de vida e o estado emocional interagem criando um terreno favorável ou desfavorável para o tratamento das doenças crônicas
  • Alimentação anti-inflamatória, dieta cetogência e dieta de baixo carboidrato (low carb) no controle da dor e inflamação.
  • Exercício físicos, mobilidade, alongamentos, liberação miofascial
  • Mecanismos de envelhecimento do corpo (e das ATM) e o que podemos fazer para manter a longevidade

E tivemos a participação de um grande parceiro nosso, o fisioterapeuta Rafael Ferreira.

 

E, por fim, só tenho a agradecer a este maravilhoso grupo e ao crescimento mútuo que estes quatro dias de Maratona da ATM trouxe a todos nós!!!

Quem deseja participar da próxima maratona, se inscreva agora no link a seguir:

http://maratona.patologiadaatm.com.br