Pessoas que sofrem de enxaqueca nem sequer imaginam que o problema pode ter uma estreita relação com a articulação da mandíbula, a ATM (articulação temporomandibular).

A enxaqueca é considerada um tipo de cafaléia primária e isso significa que esse tipo de doença não é causado pela disfunção da ATM, mas que pode ser agravada quando o paciente possui os dois problemas. A notícia ruim é que  a prevalência de disfunção da ATM (ou simplesmente DTM) em pessoas que possuem enxaqueca é extremamente alta, levando a um quadro de dor muitas vezes complicado. Algumas dessas pessoas peregrinam por anos de médico em médico de várias especialidades como neurologistas, cefaliatras, algologistas (médicos da dor) antes de descobrir que possuem também uma disfunção da ATM! E advinhem?! Tratar a enxaqueca com os melhores e mais modernos medicamentos pode não ser o suficiente se a ATM continuar com problema!

Isso acontece porque frequentemente os sinais da DTM são muito discretos e acabam não sendo observados por quem não tem um treinamento apropriado em  patologia da ATM que foi o que aconteceu por mais de dez anos com a Fátima, que atualmente se encontra com apenas dois meses de tratamento do  processo patológico da ATM e já apresentou uma grande melhora não só da enxaqueca, como também das dores cervicais, dos ombros e mesmo da qualidade do  sono! Vejam o depoimento: