Quando escuto essa pergunta eu costumo responder com outra: você quer que seja tratada a causa ou a conseqüência?

mordida aberta como conseqüência de alterações da ATM

mordida aberta como conseqüência de alterações da ATM

Se você tem uma disfunção da ATM, primeiro é necessário tratar e corrigir a disfunção e, se ainda assim, precisar de cirurgia ortognática, deve-se esperar a estabilização do quadro para então seguir com a cirurgia.

São dois problemas distintos: uma coisa é a disfunção da ATM outra é a necessidade de corrigir o posicionamento dos dentes, que eventualmente requer a cirurgia.

Em realidade é até provavel que o problema na mordida seja a seqüêla de uma alteração patológica na ATM. Assim, primeiro teremos de saber em termos de patologia, quem provocou a disfunção (sim! A disfunção é a conseqüência de alguma coisa que precisa ser identificada!).

Quando o assunto é patologia da ATM, a possibilidade de uma cirurgia ortognática falhar e o problema recidivar é grande. Então, peça ao seu dentista para investigar bem detalhadamente o seu problema, o que significa, no mínimo, uma boa avaliação clínica e por imagem, principalmente ressonância magnética, algo que, infelizmente, para alguns é um bicho-de-sete-cabeças…

Fique Esperto!